Disturbing City BOX

Esse projeto começa lá em 2014, na residência artística do Mundo Líris (na época éramos 10 artistas) em Amsterdam com Leo Divendal. Na ocasião produzi os bonecos de 2 livros – Disquietude e Ideal Nico 1, 2 e 3. O primeiro, o resultado de um ano de pesquisa do projeto Disturbing City. O segundo, o resultado de uma semana em Amsterdam, olhando para questões de intimidade e parceria, transformando aquela cidade e o apartamento onde me hospedei em um pouco meus também.

“Disturbing City Box”. Criei essa caixa para guardar o material acumulado ao longo de cerca de um ano e meio de trabalho (2014 e 2015). Lá reuni todo o estudo e pesquisa do projeto que dá nome à caixa. São respostas em imagens (fotos, desenhos, palavras) às reflexões, individuais e em grupo, sobre o livro Cidades Invisíveis de Ítalo Calvino. Além disso, acrescentei os resultados da residência em AMS e registros da exposição na Casa das Rosas (SP/SP): Distâncias Sutis – que fecha este ciclo lindamente em Maio de 2015.

Passado algum tempo, resolvi juntar e organizar os rastros desse processo. Comecei pelo miolo do álbum. Depois descobri com Pablo Peinado, encadernador professor e parceiro (O Velho Livreiro), qual estrutura de Álbum daria certo para o trabalho começado. Decidi que os livros holandeses poderiam ser acomodados no mesmo local. Dai nasceu a necessidade da caixa com berço. Depois veio a pasta, para preservar o inventário (projeto Ideal Nico) que foi re-encontrado mais tarde.

E aí está: caixa com tampa-capa com rebaixo para fechamento em sobreposição e ímãs. Berço duplo móvel para dois livros. Logo abaixo, pasta para inventário (Ideal Nico).  E finalmente o álbum com costura externa em borboleta de 5 pontos para os registros reunidos (2018).






Recent Portfolios